Ao menos 46 pessoas morreram e outras 191 ficaram feridas em uma dezena de ataques e atentados no Iraque, quatro deles contra delegacias da polícia, em seis diferentes Províncias.
Os ataques contra as forças policiais ocorrem na mesma semana em que os Estados Unidos começaram a retirar suas últimas tropas de combate do Iraque. A medida provocou temor de uma escalada de violência causada por grupos terroristas e por confrontos entre sunitas e xiitas, que disputam o poder no país do Oriente Médio.
De acordo com fontes policiais, o ataque que deixou mais vítimas aconteceu na capital, Bagdá, em um atentado suicida contra uma delegacia. As fontes explicaram à agência Efe que 15 pessoas morreram e 58 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba guiado que atingiu um quartel policial no nordeste da cidade, causando também graves danos materiais.
A explosão de outro carro-bomba junto à sede central da polícia de Kut, capital da Província iraquiana de Wasit, também causou 15 mortes e deixou 60 feridos, segundo fontes de segurança.
As autoridades explicaram que o veículo era conduzido por um suicida, que fez o carro atingir a sede da principal delegacia da localidade, a 180 km de Bagdá.
Em outro atentado com carro-bomba contra uma delegacia, na cidade de Karbala, a 110 km de Bagdá, seis pessoas morreram e quatro sofreram ferimentos, entre elas dois policiais.
Também em Bagdá, mas na região norte da cidade, três pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba perto de uma praça. Além disso, um oficial da polícia iraquiana morreu e outros dois agentes ficaram feridos durante o ataque de um grupo de homens armados contra o posto de controle policial da capital.
Outros oito civis ficaram feridos pela explosão de duas bombas no centro da capital iraquiana.
Província decretou toque de recolher
Na cidade de Al Maqdadiya, 40 km a nordeste de Baquba, capital da Província de Diyala, terroristas jogaram um carro-bomba contra o escritório do governador, matando três pessoas e deixando 17 feridos, entre eles 12 policiais.
Além disso, uma bomba explodiu em um mercado popular na zona de Bahraz, 10 km ao sul de Baquba, durante a passagem de uma patrulha da polícia iraquiana. Ao menos um oficial e outro ficou ferido. Enquanto mais policiais se dirigiam ao local, outra bomba explodiu e feriu quatro pessoas.
Cerca de meia hora mais tarde, três bombas explodiram junto a casas próximas à região do primeiro ataque de Bahraz. Um civil morreu e outros cinco ficaram feridos, dois em estado grave. A polícia impôs o toque de recolher na região para evitar mais ataques.
Outro civil morreu na localidade de Baladruz, a 50 km de Baquba, também pela detonação de uma bomba. Além disso, dez pessoas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba perto de uma delegacia no centro de Basra, a 550 km de Bagdá.
Os supostos terroristas também sofreram baixas. Dois homens morreram na explosão da bomba que tentavam colocar em Al Faluja, 50 km a oeste de Bagdá, e outros dois na detonação de um veículo carregado de explosivos que estava sendo estacionado em uma rua do centro de Ramadi, capital da Província de Al Anbar.
Fonte:R7
Ediado:NewsTV+
No comments:
Post a Comment