SÃO PAULO e BRASÍLIA - Apesar do discurso cauteloso, em que frisou que "o jogo não está ganho" e "pesquisa não ganha eleição", a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, admitiu neste sábado a perspectiva de vencer no primeiro turno. Ela comentou o resultado da última pesquisa Datafolha , em que lidera com 47% das intenções de voto, contra 30% do tucano José Serra.
- Nós iniciamos um processo de transformação do Brasil. É isso que pode levar ao dia 3 de outubro, fechadas as urnas, às 17h, e começar a contar os votos. Aí a gente pode ter qualquer perspectiva de ganhar no primeiro turno. Ou, caso não seja isso, de ir para o segundo e ganhar também - disse Dilma, em entrevista em Mauá (SP).
Ao participar de um comício ao lado de Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu empenho para evitar "essa bobagem de segundo turno", mas repetiu que é necessário evitar o "salto alto".
- Eu vou ser a primeira presidenta mulher. Mas não podemos achar que já ganhamos, que o jogo acabou. O jogo está começando, e um bom jogador tem que jogar a partida inteira. Nós somos bons jogadores e vamos jogar a partida inteira - frisou Dilma no comício, rouca, usando boné do PT. - Eleição a gente não ganha com pesquisa, ganha respeitando o voto do povo brasileiro. Por isso, peço a vocês muita atenção, muito empenho. Porque de hoje até dia 3 vamos disputar cada voto - continuou.
Lula repetiu que sua meta é a vitória em primeiro turno, inclusive para o candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante - que corre o risco de perder no dia 3 para Geraldo Alckmin (PSDB).
- Nós temos 30 dias pela frente. Não vamos ficar pensando em bobagem de segundo turno, não. Aliás, eu queria lembrar, não fique também de salto alto por causa da pesquisa de hoje (sábado). A gente tem a mania de, quando pesquisa é ruim, não acreditar, e, quando a pesquisa é boa, achar que já ganhou. Eleição e mineração a gente só sabe o resultado depois da apuração. Então, temos que trabalhar para eleger essa companheira e esse companheiro no primeiro turno - afirmou.
Os advogados do PT entraram neste sábado com nova representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com pedido de liminar, contra o PSDB. O objetivo é proibir a veiculação, na propaganda eleitoral da TV, da imagem de Lula com Serra.
Fonte:O Globo
Editado:NewsTV+
No comments:
Post a Comment