Um avião da Força Aérea Espanhola foi enviado à capital de Burkina Fasso, Ouagadougou, para levar os dois voluntários libertados de volta à Espanha, informaram Agência Efe fontes do Governo.
A secretária espanhola de Estado de Cooperação Internacional, Soraya Rodríguez, viajou nesta aeronave junto com familiares de Vilalta e Pasqual, ambos membros da ONG "Barcelona Acció Solidária".
"Nossos dois companheiros já estão em segurança", disse o presidente da ONG, Francesc Osán, ao informar que a vice-presidente espanhola do Governo, María Teresa Fernández de la Vega, havia lhe confirmado a libertação dos reféns.
O presidente do Governo espanhol divulgará ainda hoje os detalhes sobre a situação dos voluntários sequestrados no dia 29 de novembro do ano passado na Mauritânia por um braço da Al Qaeda na região.
O canal árabe "Al Arabiya" e a site mauritano "Sahara Media" informaram ontem sobre a libertação de Vilalta e Pascual, que estavam em algum lugar no norte do Mali em poder dos terroristas.
Segundo os dois veículos de imprensa, a libertação está relacionada à recente extradição ao Mali de Omar Ould Sid''Ahmed Ould Hame, mais conhecido como Omar Saharaui, condenado a 12 anos de prisão na Mauritânia por sua participação no sequestro.
A libertação dos dois voluntários aconteceu, segundo as fontes citadas por "Al Arabiya", depois da realização de um acordo que incluía a extradição de Saharaui a Mali.
Vilalta e Pascual foram sequestrados junto com Alicia Gámez (libertada em março) em 29 de novembro na estrada que liga Nuadibu (norte da Mauritânia) a Nouakchott, quando viajavam em uma caravana humanitária.
Seus quase nove meses de cativeiro representam o sequestro mais longo feito pelo braço da Al Qaeda na região.
Fonte:Terra
Editado:NewsTV+
No comments:
Post a Comment