Wednesday, August 25, 2010

Por privacidade, Orkut terá divisão de amigos em grupos


  São Paulo - O Google apresentou, ontem, em entrevista coletiva à imprensa, novas funcionalidades para a rede social Orkut, a quarta em popularidade no mundo. “Temos um público que já é sênior em redes sociais, e por isso podemos introduzir aspectos que só depois são vistos em outras mídias”, afirma Victor Ribeiro, diretor de Produtos do Google no Brasil. “O que está faltando são os círculos sociais que temos na nossa vida real. Eles não estão bem representados na Internet.”

Segundo a companhia, uma rede começa com amigos de faculdade e migra para amigos de colégio, família e colegas de trabalho. A partir daí, os usuários passam a ter medo de compartilhar dados e migram para outra rede.

Assim, o Google criou a divisão dos amigos em grupos, como “faculdade” ou “família”, a critério do usuário. Qualquer informação pode ser compartilhada com grupos restritos, e não necessariamente com toda a lista de amigos.

Outra mudança é a capacidade de enviar recados, ou scraps, para mais de um amigo ao mesmo tempo. Além disso, existe a opção de que essas mensagens sejam privadas, ou seja, somente o destinatário ou grupo pode visualizar o recado.

Para dar espaço a atualizações, a seção de novidades, que contém, por exemplo, aniversários de amigos, sai da página principal da rede. Os aniversários, agora, são incluídos entre as demais atualizações. Entretanto, há a seção de lembretes, que permitem sua visualização com um clique.

A sorte do dia, que existia no início da vida do Orkut e foi abolida após a mudança do layout, retorna, também como atualização diária.

Há um projeto de mudança na visualização das comunidades, que ainda está em fase de testes.

As mudanças começaram ao meio-dia de ontem, e a empresa espera que ela alcance todos os usuários até o fim da semana.

Segundo o Google, o Orkut tem, no mundo, 85 milhões de usuários, com crescimento anual de 12%. O Facebook atingiu recentemente 500 milhões de usuários globalmente. 

NewsTV+ 

No comments:

Post a Comment